A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

segunda-feira, outubro 24, 2005

Trabalho infantil.

"Trabalho Infantil: 47 mil crianças trabalham em Portugal:


Das 246 milhões de crianças que trabalham no mundo, 180 milhões fazem-no em condições extremamente perigosas e 8,4 milhões estão inseridas em sistemas de escravatura, revela um relatório da Rede Europeia das Lojas do Mundo, no âmbito de uma campanha contra a exploração do trabalho infantil.
Em Portugal, a realidade é um pouco diferente. «Não há casos de exploração elevada como acontece nos países menos desenvolvidos mas 47 mil crianças com menos de 16 anos trabalham em Portugal nas mais diferentes áreas», explica ao PortugalDiário a presidente da Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil (CNASTI), Teresa Costa. Desde trabalhos no campo, a serviços ao domicílio, passando por empresas têxteis e supermercados, muitas são as áreas em que o trabalho infantil «tende a aumentar».
A situação torna-se ainda mais alarmante se pensarmos que «são as próprias famílias que encobrem o trabalho infantil. Muitas das vezes são os pais que incentivam e exploram os filhos». Uma situação que é aproveitada pelas entidades empregadoras porque «as crianças são mão-de-obra barata», esclarece Teresa Costa, da CNASTI. E é por isso que «provar casos de trabalho infantil é muito difícil». Detectá-los é simples mas o passo seguinte torna-se «quase impossível» porque todos negam [pais, crianças e entidades empregadoras]», explica.

(...)A situação agrava-se quando falamos nos países menos desenvolvidos. «Em África e na América Latina, as crianças têm que trabalhar para que a sua família sobreviva e não têm benefícios para seu próprio proveito. «Muitas delas trabalham em plantações de café, banana, açúcar e cacau». E é o sofrimento destas crianças que muitas vezes está por trás dos produtos que se consomem em Portugal"

1 Comments:

Blogger a.castro said...

Em complemento a um meu comentário anterior, informo que cheguei "aqui" por "recomendação" do
Pedro Namora
Abraço
a.castro

10:52 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home