A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

quarta-feira, junho 08, 2005

"War is Business"

war_is_business



Despesas militares superaram um bilião de dólares em 2004



"As despesas militares mundiais ultrapassaram o bilião de dólares em 2004, tendo os EUA contribuído com mais de metade dessa verba, informa o relatório anual do Instituto Internacional de Investigação para a Paz (SIPRI), sedeado na Suécia.

No total, as despesas militares chegaram a 1,035 biliões de dólares (841 mil milhões de euros) no ano passado, ou seja, um aumento de 8% em relação a 2003, o que representa 162 dólares gastos por cada habitante do planeta.

Só os EUA contribuíram com 47% da verba total. O orçamento de defesa da administração de George W. Bush deu cobertura ao esforço militar no Iraque.
Este novo forte crescimento das despesas militares, depois de uma subida de 11% em 2003, não eleva, no entanto, o orçamento de defesa no mundo a um nível recorde. Segundo o instituto, aquele era maior no final dos anos 80, ainda com a «guerra fria».

As despesas norte-americanas com a defesa aumentaram muito entre 2002 e 2004 devido à importante verba canalizada para a «guerra mundial contra o terrorismo», principalmente no Afeganistão e no Iraque.

«A primeira explicação do nível actual (...) das despesas militares mundiais é dada pelo montante das operações militares no estrangeiro efectuadas pelos EUA e, de forma menos acentuada, pelos seus aliados na coligação», diz o relatório.
A amplitude das despesas a que o governo Bush tem de fazer face é consequência da sua decisão de entrar em guerra com o Iraque apesar do frágil apoio que conseguiu, nomeadamente das Nações Unidas, esclarece o relatório.

«Os Estados Unidos estão hoje dotados de um poder supremo (...) mas o seu campo de acção no Iraque acabou limitado pela falta de apoio institucional», escreve Alyson Bailes, directora do instituto, no relatório."