A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

sexta-feira, dezembro 16, 2005

E agora? Não se passa nada?




O relatório do Conselho da Europa acerca dos alegados voos secretos da CIA na Europa recolheu elementos que "parecem mostrar que algumas pessoas foram sequestradas e transportadas para outros países", fora do quadro dos procedimentos legais, afirmou hoje o porta-voz da comissão de investigação, Dick Marty.
"Elementos recolhidos até ao momento permitem reforçar a credibilidade das alegações sobre o transporte e a detenção temporária de pessoas, alheios aos procedimentos judiciários, nos países europeus", afirmou Dick Marty.

Numa declaração a que a AFP teve acesso, a comissão "pede imediatamente a todos os governos dos Estados-membros que se envolvam plenamente no apuramento da verdade acerca dos voos (...), transporte de pessoas detidas, fora de qualquer procedimento judiciário".

Mais de meia dúzia de Governos europeus desencadearam investigações para determinar se os respectivos países albergaram no passado presídios da CIA ou foram usados como escala nos voos secretos da agência, em viagens destinadas a transferir os detidos para Estados onde a tortura é autorizada.

Quanto à polémica dos voos secretos, a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, deixou no ar, num recente périplo pela Europa, a ideia de que os países aliados terão sido informados das actividades da CIA nos seus territórios e que os EUA sempre actuaram de acordo com os procedimentos internacionais."

2 Comments:

Blogger Zé Geremias Povinho Leitão said...

para quê o Hitler se temos o BUsh?

2:35 da tarde

 
Blogger OLima said...

O Freitas não diz nada? Os nossos jornalistas não lhe perguntam nada?

5:10 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home