A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

terça-feira, abril 05, 2005

Deve ser isto a tal exportação da democracia...

4_696



Na passada semana, ficámos a ter conhecimento que os Estados Unidos, no seguimento da sua tradicional política de pacificação mundial, se encontram mais activos do que nunca na prossecução destes meritórios esforços.

Para aferir esta realidade, basta que nos debrucemos um pouco sobre três notícias que atestam este magnífico esforço levado a cabo pela administração de George W. Bush :


·
EUA vendem aviões de combate ao Paquistão
·
Washington aumenta os laços de defesa com Nova Deli
·
Estados Unidos retomam a ajuda militar à Guatemala






Com efeito, ficámos a saber que os States decidiram vender aviões de combate F-16 ao Paquistão, país mundialmente reconhecido como campeão dos direitos humanos e da democracia, para além de possuidor de armas nucleares, embora tal decisão tenha merecido, segundo a mesma notícia ,objecções por parte da Índia.

Face a tal oposição, vai daí, os mesmos Estados Unidos, numa bem intencionada tentativa de agradar a ‘gregos e troianos’, anunciaram que iriam proceder a um aumento dos laços de defesa com a Índia, país este, que faz igualmente parte do restrito grupo que possui Armas de Destruição Maciça. A notícia em causa, refere ainda algumas curiosidades que não posso deixar de sublinhar:

Como parte do acordo, Washington aprovou que empresas norte-americanas do ramo da defesa se candidatem ao fornecimento de aviões de combate que a Índia possa desejar adquirir e está a considerar oferecer ao país tecnologia para energia nuclear com uso pacífico, disse o Governo indiano, segundo o qual já existe um diálogo regular entre as duas partes, sobre assuntos globais e regionais.
O primeiro-ministro Manmohan Singh, do Partido do Congresso, manifestara-se muito desiludido por o Presidente George W. Bush ter decidido vender caças a jacto ao Paquistão, velho rival de Nova Deli. Mas logo a seguir, Washington veio esclarecer que também decidira ampliar o diálogo com a Índia. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, justificou ontem, numa entrevista publicada pelo Washington Post, a venda dos F-16 ao Paquistão, apresentando-a como prova de que o regime do general Pervez Musharraf se encontra "no bom caminho".
(Para os mais esquecidos, relembro que Musharraf chegou ao poder através de um golpe militar.)


Não persistem dúvidas, de que, efectivamente, estes mentecaptos da administração americana, arranjam uns argumentos deveras originais para justificar as suas decisões, e no caso em questão, a justificação da secretária de Estado é brilhante: os Estados Unidos vendem aviões de guerra a um regime, por este se encontrar “no bom caminho”.

Como se esta ridícula argumentação não bastasse, a boa Condoleezza, relativamente à venda de armamento à Índia, acrescenta: "O que tratamos de fazer é reforçar e desenvolver as relações ao mesmo tempo com a Índia e o Paquistão, numa altura em que temos boas relações com os dois países, o que muitos pensavam impossível, e em que as suas relações bilaterais melhoram". BRILHANTE!!!

Na mesma linha, gostaria de realçar o parágrafo final da notícia em questão:

Os Estados Unidos são o maior vendedor mundial de armamento. Desde o fim da Guerra Fria, já aumentaram em muito a sua percentagem do mercado, vendendo material a mais de 150 países, incluindo alguns que se encontram na lista de violadores dos direitos humanos elaborada pelo Departamento de Estado.”- SEM COMENTÁRIOS!


Por fim, há a referir que entre estes esforços sobre-humanos de espalhar a Paz no mundo, os mesmos Estados Unidos, retomaram a ajuda militar à Guatemala e em particular a um exército acusado de inumeráveis atropelos aos direitos humanos, embora Donald Rumsfeld embevecido tenha afirmado: "Impressionaram-me muito as reformas empreendidas aqui, um esforço difícil realizado com profissionalismo e transparência. Transformar as Forças Armadas é uma tarefa monumental e os senhores concretizaram-na muito bem".



Pois é…parece que a passada semana foi profiqua no que respeita aos negócios de armamento de guerra. Assim se levam a harmonia e a paz aos quatro cantos do mundo.

P.S. no meio de toda esta merda, alguém notou qualquer tipo de referência ao facto de tanto a Índia como o Paquistão serem duas das maiores potências nucleares mundiais na actualidade para além de fonte de instabilidade permanente naquela região do mundo?...

Também me parecia que não...