A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

terça-feira, abril 12, 2005

Ontem...como hoje

No seguimento deste Post, convido-vos a ler um pequeno excerto de uma conferência levada a cabo pelo sempre perspicaz Noam Chomsky na Universidade de Duke, em 1994. Ontem, como hoje, esta análise revela-se de uma actualidade impressionante e de uma lucidez a toda a prova.


“HÁ UMA IMAGEM convencional da nova era em que estamos a entrar e das promessas que traz consigo. O Conselheiro para a Segurança Nacional, Anthony Lake, formulou-a claramente ao apresentar a Doutrina Clinton, em Setembro de 1993: «Durante a Guerra Fria a nossa tarefa foi conter uma ameaça global contra as democracias de mercado; agora trata-se de ampliar o respectivo alcance.»
O «mundo novo» que se abre à nossa frente «oferece oportunidades imensas» de avanço na «consolidação da democracia e dos mercados abertos», acrescentava Lake um ano mais tarde.
Lake desenvolvia a ideia de que as questões em jogo são muito mais profundas do que a Guerra Fria. A «verdade duradoura» é que a nossa defesa da liberdade e da justiça contra o Fascismo e o Comunismo foi apenas uma fase numa história de dedicação a «uma sociedade tolerante, na qual os dirigentes e os governos existem não para usar e maltratar as pessoas, mas sim para lhes proporcionar liberdade e oportunidades.» Esse é o «rosto permanente» daquilo que os Estados Unidos fizeram no mundo e «a ideia» que uma vez mais «estamos a defender» hoje.
É com base nessa «verdade duradoura sobre este mundo novo» que mais eficazmente podemos levar a cabo a nossa missão histórica, enfrentando os remanescentes «inimigos da sociedade tolerante», à qual sempre estivemos dedicados, deslocando-nos agora da tarefa de «conter» para a tarefa de «ampliar». Felizmente para o mundo, a única superpotência «em curso» ocupa um lugar singular na história, na medida em que «não procuramos ampliar o alcance das nossas instituições pela força, pela subversão ou pela repressão», antes nos limitamos à persuasão, à compaixão e aos meios pacíficos.*



*Anthony Lake, NYT (New York Times), 23 de Setembro de 1994.



CHOMSKY, Noam, “A Democracia e os Mercados na Nova Ordem Mundial”, Lisboa, Antígona, 2000, p.7.