A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

sexta-feira, agosto 26, 2005

A liberalização dos combustíveis é tão boa...para as petrolíferas




Antes de irmos aos factos em si, convido-vos a recordar as afirmações do fugitivo Durão Barroso à época do Governo deste último, quando estes senhores decidiram liberalizar o preço dos combustíveis.

Dizia então o Cherne:

  • "Será possível liberalizar os combustíveis, impedindo qualquer cartel, de modo a que o efeito previsível seja, até, o da baixa dos preços"

  • "Já temos observado em outros sectores que a eliminação de preços máximos não conduz à subida de preços, bem pelo contrário".

  • "A liberalização dá um efeito muito positivo em termos de actividade económica, porque a concorrência, normalmente, traz o crescimento da economia, e é isso que sustenta as nossas receitas".
*1




Vamos então aos dados actuais e comparemos:


A Repsol segue a Galp e, a partir de amanhã, os combustíveis já estarão mais caros. Também as gasolinas da Galp ficaram hoje 1,2 cêntimos mais caras, sendo que a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,249 euros por litro, enquanto a gasolina sem chumbo de 98 octanas passa a custar 1,314 euros por litro.

(...)
As gasolinas na Galp aumentaram mais que o gasóleo desde o princípio do ano, sendo que as primeiras acumulam já uma subida de cerca de 25% e o gasóleo de pouco mais de 17,36%.

Na semana passada, depois da Galp tomar a iniciativa na quinta-feira, as duas outras principais petrolíferas no país (Repsol, que detém também em Portugal a rede da Shell, e BP) aumentaram também os preços na sexta-feira, sendo que é já frequente esta tendência. É portanto, de prever subidas de preços também nas gasolineiras destas marcas.




A BP aumentou o preço de referência dos seus combustíveis, desde as 00h00 de hoje, dia 26 de Agosto, seguindo o exemplo já dado pela Galp e Repsol


Gasóleo ultrapassa barreira do euro e deve voltar a subir


Gasolina vai chegar a 1,40 euros ainda este ano


COMO É LINDA A SACROSANTA LIBERALIZAÇÃO!!!


*1- Jornal Público, 18 de Julho de 2002.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em Portugal, todas as liberalizações de preços, dão nisto!

Não fui enganado. O que me custa é eles ficarem a pensar que me enganaram!!!

6:19 da tarde

 
Blogger Zé Geremias Povinho Leitão said...

Estas comparações não aparecem na televisão... porque será?

3:41 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home