A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

terça-feira, janeiro 04, 2005

Humor Negro

Piada 1

A gasolina com chumbo agregado foi um invento dos Estados Unidos. Por volta dos anos vinte, impôs-se nos Estados Unidos e no mundo. Quando o governo americano a proibiu, em 1986, a gasolina com chumbo estava a matar adultos a um ritmo de cinco mil por ano, segundo a agência oficial que se ocupa da protecção do ambiente. Além disso, segundo as numerosas fontes citadas pela jornalista Jamie Kitman na sua investigação para a revista The Nation, o chumbo havia provocado danos no sistema nervoso e a nível mental de muitos milhões de crianças, ninguém sabe exactamente quantos, durante 60 anos.
Charles Kettering e Alfred Sloan, directores da General Motors, foram os pricipais promotores deste veneno. Eles, passaram à história como benfeitores da medicina, porque fundaram um hospital.

Piada 2

Já os gregos e os romanos sabiam que o chumbo era inimigo do sangue, do solo, do ar e da água. Isto não tem nada de novo. No entanto, alguns países continuam a acrescentar chumbo à gasolina. E o meu país, o Uruguai, ponhamos o caso, chega mais além: castiga a boa conduta. A gasolina sem chumbo é mais cara. Quem contamina menos, paga mais.

Piada 3

Uma empresa americana, a Ethyl, e outra inglesa, a Octel, vendem para fora o que é proibido dentro. O aditivo de chumbo para a gasolina que se exporta para os países que podem ser intoxicados impunemente: quase toda a África e alguns outros países do sul do mundo. Para um negócio em agonia, não estão tão mal. O balanço de 1999 revelou que a Ethyl teve ganhos brutos de 190 milhões de dólares
O problema de Jack O Estripador era o de que estava mal assessorado. O pobre Jack não tinha agentes de relações públicas que maquilhassem a sua imagem nem peritos em publicidade que dissessem bem dos seus actos. Pelo contrário, a empresa Ethyl, nascida do matrimónio entre a General Motors e a Standard Oil, diz na sua propaganda que “ o respeito pelas pessoas” é o mais importante valor que guia as suas acções, e que faz o que faz desenvolvendo “uma cultura baseada na confiança mútua e no respeito mútuo”. E a empresa Octel explica:” A Octel continua a desempenhar um papel primordial no processo universal de eliminação dos combustíveis com chumbo, através do fornecimento seguro e eficiente do chumbo para combustíveis, que continuará fornecendo aos seus clientes enquanto eles o requeiram”. Uma obra prima: praticar o crime é a melhor maneira de colaborar na luta contra o crime.

Piada 4

Segundo o último relatório do Banco Mundial, 15 por cento da população do planeta devora metade de toda a energia que o planeta consome. Os automóveis tragam boa parte dessa metade. Nos países ricos, há 580 veículos por cada mil habitantes; nos países pobres, há dez.
Os países ricos proibiram a gasolina com chumbo, mas os seus habitantes de quatro rodas, escondem outros venenos. Da vertiginosa motorização das ruas provém boa parte dos gases que aquecem o planeta, enlouquecem o clima e perfuram o ozono. Os automóveis são cada vez mais numerosos e cada vez maiores. Quiçá os 4 x 4, que todos os rapazinhos do mundo sonham ter, se chamem assim porque consomem quatro vezes mais combustível do que os automóveis pequenos
Faça-se a nossa vontade, assim na terra como no céu: salvo os bebés, todos têm automóvel próprio no país que mais energia consome e mais veneno exala. O país mais glutão e gastador contém nada mais que 4 por cento da população mundial, emite nada menos do que 24 por cento do dióxido de carbono que agride a atmosfera e gasta rios de dinheiro em publicidade que o absolve.
Uma organização modestamente chamada Força de Tarefas dos Líderes Globais do Meio Ambiente do Amanhã, difundiu um mapa mundo ecológico, publicado com o maior destaque na revista Newsweek e noutros meios, juntamente com um texto explicativo. Os líderes globais, demonstram que os países mais ricos são os melhores amigos da Natureza, são os mais eco-friendly, e os principais culpados das calamidades ecológicas do planeta são o Bangladesh e o Uganda.

Piada 5

O dióxido de carbono, ataca a memória? Teria que se ver. Na sua campanha presidencial, George W. Bush tinha prometido que iria limitar as emissões de gases tóxicos. Esqueceu a sua promessa mal abriu a porta da Casa Branca. Disse não ao acordo internacional de Quioto e confirmou assim, uma vez mais, que os únicos discursos que merecem ser levados a sério são os não pronunciados.

Piada 6

O governo do planeta, é um governo ou um oleoduto? As empresas petrolíferas foram as que mais dinheiro empregaram na campanha de Bush, a mais cara da história. O presidente tinha fundado uma empresa petrolífera a Arbusto Oil, que logo se chamou Bush Explotation, e que foi finalmente vendida à Harken Oil & Gas. O vice-presidente, Dick Cheney, acumulou a sua fortuna pessoal a partir da empresa petrolífera Halliburton. À cabeça da segurança nacional está Condoleezza Rice, que integrou a direcção da empresa petrolífera Chevron entre 1991 e 2000. Don Evans, secretário do Comercio, foi presidente da empresa petrolífera Tom Brown Inc. e director da empresa de petróleo TMBR/Sharp Drilling. Kathleen Cooper, que se ocupa do comércio na Secretaria de Assuntos Económicos, foi executiva da empresa petrolífera Exxon. Thomas White, da Secretaria de Defesa, foi vice-presidente da empresa petrolífera Enron Corporation.

Piada 7

Poderia chamar-se Associação para o Extermínio do Planeta e Arredores. Mas não: chama-se Centro Mundial para o Meio Ambiente.
Entre os seus membros figuram British Petroleum, Occidental Petroleum, Exxon, Texaco, International Paper, Weyerhaeuser, Novartis, Monsanto, BASF, Dow Chemical y Royal Dutch Shell. Todos estes amigos da Natureza e da espécie humana, que periodicamente se condecoram entre si, anunciaram que a empresa Shell receberá a Medalha de Ouro do Meio Ambiente correspondente a 2001. Entre os muitos méritos da empresa, cabe mencionar os seus esforços por arrasar o delta do Níger e por conseguir que a ditadura da Nigéria enviasse para a forca, em 1995, o escritor Ken Saro-Wiwa e outra gente incómoda que andava a protestar.

GALEANO, Eduardo,"Humor Negro", www.patriagrande.net/uruguay/eduardo.galeano/escritos/humor.negro.htm