A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

quarta-feira, novembro 16, 2005

Bater no fundo.

"Desemprego atinge 7,7%, máximo de mais de sete anos:


A taxa de desemprego em Portugal atingiu 7,7% do total da população activa no terceiro trimestre de 2005, em máximo de mais de sete anos, segundo indica o Instituto Nacional de Estatística esta quarta-feira.

No final do trimestre analisado, encontravam-se desempregados 429,9 mil indivíduos, refere a nota divulgada pelo INE.

Face ao trimestre homólogo, o aumento superior a 14%, colocando a taxa de actividade nos 52%, o que equivale a quase metade da população activa está no desemprego. Por regiões, Lisboa e o Alentejo mostram as taxas mais elevadas do País, com valores iguais ou superiores a 9%."



"Este valor é superior ao que foi registado no trimestre anterior, em 0,5 pontos percentuais, e ao observado no trimestre homólogo de 2004, em 0,9 pontos percentuais. No 3º trimestre de 2005, encontravam-se desempregados 429,9 mil indivíduos, refere a nota divulgada pelo INE.
Face ao trimestre homólogo, o aumento superior a 14%, colocando a taxa de actividade nos 52%, o que equivale a quase metade da população activa está no desemprego. Por regiões, Lisboa e o Alentejo mostram as taxas mais elevadas do País, com valores iguais ou superiores a 9%.

Por género, a taxa de actividade dos homens foi de 58,0%, e entre as mulheres situou-se em 47,6% no 3º trimestre de 2005, refere o INE.

O acréscimo trimestral na taxa de actividade resultou essencialmente do aumento observado na população activa (28,6 mil indivíduos), o qual, por sua vez, decorreu do acréscimo da população desempregada (30,6 mil indivíduos), e da diminuição da população empregada em cerca de 2,0 mil indivíduos."



Depois, srs. políticos, admirem-se do dia em que tenham revoltas nas ruas...