A MORDER OS CALCANHARES DO PODER

terça-feira, agosto 30, 2005

Talibãs americanos

Com o devido agradecimento ao DITO CUJO, AQUI FICA UMA LISTA COM ALGUNS


TALIBÃS AMERICANOS
(link)


A não perder!

A PESTE



"Fosso entre ricos e pobres aumentou na última década"


"Pobreza é flagelo imparável


Nem as novas tecnologias e, muito menos, a globalização trouxeram mais justiça ao mundo. Pelo contrário. A desigualdade a nível global é maior do que há uma década. Esta é a grande conclusão do relatório sobre a Situação Social Mundial de 2005, das Nações Unidas, que ontem foi apresentado pelo secretário-geral, Kofi Annan. Mais de 80% do produto interno bruto mundial pertence aos mil milhões de pessoas que vivem nos países desenvolvidos; os restantes 20% estão distribuídos pelos cinco mil milhões que (sobre)vivem nos países em desenvolvimento.

De acordo com as Nações Unidas, o fosso entre ricos e pobres aumentou na última década, apesar do crescimento sem precedentes e da melhoria das condições de vida em muitos países. O número de pobres não pára de crescer e já atingiu os 307 milhões de pessoas.

O relatório das Nações Unidas mostra que, nos últimos 30 anos, o número dos que vivem com menos de um dólar por dia duplicou nos países menos desenvolvidos. O dado mais preocupante, porém, é a tendência para esse valor aumentar até 2015, altura em que aqueles países poderão passar a ter 420 milhões de habitantes a viver abaixo do limiar da pobreza.

Em algumas regiões, sobretudo no continente africano, parte da população tem um consumo diário de apenas 46 cêntimos, enquanto que um cidadão suíço gasta cerca de 50 euros. Nos anos 80, a população africana que vivia com menos de um dólar por dia era de 56%. Hoje este valor atinge os 65%.

A situação mundial do emprego caracteriza-se igualmente por uma extrema desigualdade. Em 2003, cerca de 186 milhões de pessoas não tinham emprego, o que corresponde a 6,2% da população activa total e representa um aumento de 140 milhões de pessoas relativamente à década anterior, quando este valor não ultrapassava os 5,6%.

Os jovens são os mais afectados, uma vez que a taxa de desemprego na faixa etária entre os 25 e 35 anos é 3,5 vezes superior à da população adulta. Em todo o mundo, há 88 milhões de jovens desempregados, o que representa 47% de todas as pessoas que não têm emprego.

De acordo com o o documento das Nações Unidas, em 2004, menos de metade dos jovens disponíveis para trabalhar tinham um emprego e muitos estavam subempregados, com contratos de carácter temporário ou outros vínculos laborais precários.

Em muitos países em desenvolvimento, a grande maioria dos jovens trabalha na economia paralela 93% dos novos postos criados em África e quase todos na América Latina pertencem à chamada economia informal.

O fenómeno acentuou-se entre 1993 e 2003, quando a participação dos jovens no mercado de trabalho sofreu uma queda de 4%. Contudo, lembra a ONU, a população juvenil que frequentava o ensino secundário e superior também aumentou, tendo crescido na década anterior 15% no ensino médio e 8% no superior.

Atrás do desemprego está sempre a pobreza e os dados da ONU confirmam a regra 25% dos jovens do mundo (22,5% da população mundial) estão em situação de pobreza extrema. E o futuro não é prometedor: segundo os cálculos das Nações Unidas, em 2015, haverá 660 milhões de jovens em idade activa, o que implicará um crescimento de 7,5% em relação aos que faziam parte da força de trabalho em 2003. Ou seja, até 2015 haverá mais jovens do que nunca a procurar um lugar no mercado de trabalho.

O mundo analisado à lupa da ONU é pessimista e mostra que o progresso só acentuou ainda mais as disparidades entre pobres e ricos. Mas Annan recusa o pessimismo. "Ao identificar algumas questões mais críticas que afectam o desenvolvimento social nos nossos dias, o relatório pode ajudar a orientar medidas decisivas que visem construir um mundo mais seguro e próspero, em que as pessoas possam usufruir dos seus direitos humanos e liberdades fundamentais", concluiu o secretário-geral da ONU. Teremos de esperar mais uma década para saber se o seu alerta foi lançado em terra fértil."



"Desigualdades sociais em números:

20%

do produto interno bruto mundial tem de ser partilhado por cinco mil milhões de pessoas, espalhadas sobretudo por África. Os outros 80% vão para os bolsos de pouco mais de mil milhões de habitantes que vivem nos países desenvolvidos .

65%

da população mundial vive com menos de um dólar por dia. Na década de 80 este valor situava-se nos 56%. Em muitas regiões do continente africano, parte da população tem um consumo diário de 46 cêntimos. Em contrapartida, um cidadão suíço gasta actualmente em média 50 euros por dia.

307

milhões de pessoas vivem hoje na pobreza. A tendência é, no entanto, para aumentar já que em 2015 os países menos desenvolvidos poderão, segundo os cálculos da ONU, passar a ter 420 milhões de habitantes a viver abaixo do limiar da pobreza.

186

milhões de pessoas estão desempregadas em todo o mundo, o que corresponde a 6,2% da população activa e representa um aumento de 140 milhões face à década anterior (5,6%)

47%

Os 88 milhões de jovens desempregados equivalem a 47% de todas as pessoas que procuram um emprego.

93%

dos novos postos de trabalho criados na última década no continente africano e quase todos da América Latina pertencem à economia paralela ou informal.

25%

dos jovens no mundo estão em situação de pobreza extrema. De acordo com as estatísticas da ONU, em 2015, haverá 660 milhões de jovens em idade activa, o que implica um crescimento de 7,5% em relação aos que faziam parte da força de trabalho em 2003.

14,5%

dos jovens portugueses estão desempregados, segundo o Instituto Nacional de Estatística. A taxa nacional total é de 7,2%."




ONU-Report on the World Social Situation (Link)











CAPITALISMO, GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO: NOMES DIFERENTES PARA O MESMO LIXO.

Por que será que notícias destas não abrem telejornais?

sexta-feira, agosto 26, 2005

A liberalização dos combustíveis é tão boa...para as petrolíferas




Antes de irmos aos factos em si, convido-vos a recordar as afirmações do fugitivo Durão Barroso à época do Governo deste último, quando estes senhores decidiram liberalizar o preço dos combustíveis.

Dizia então o Cherne:

  • "Será possível liberalizar os combustíveis, impedindo qualquer cartel, de modo a que o efeito previsível seja, até, o da baixa dos preços"

  • "Já temos observado em outros sectores que a eliminação de preços máximos não conduz à subida de preços, bem pelo contrário".

  • "A liberalização dá um efeito muito positivo em termos de actividade económica, porque a concorrência, normalmente, traz o crescimento da economia, e é isso que sustenta as nossas receitas".
*1




Vamos então aos dados actuais e comparemos:


A Repsol segue a Galp e, a partir de amanhã, os combustíveis já estarão mais caros. Também as gasolinas da Galp ficaram hoje 1,2 cêntimos mais caras, sendo que a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,249 euros por litro, enquanto a gasolina sem chumbo de 98 octanas passa a custar 1,314 euros por litro.

(...)
As gasolinas na Galp aumentaram mais que o gasóleo desde o princípio do ano, sendo que as primeiras acumulam já uma subida de cerca de 25% e o gasóleo de pouco mais de 17,36%.

Na semana passada, depois da Galp tomar a iniciativa na quinta-feira, as duas outras principais petrolíferas no país (Repsol, que detém também em Portugal a rede da Shell, e BP) aumentaram também os preços na sexta-feira, sendo que é já frequente esta tendência. É portanto, de prever subidas de preços também nas gasolineiras destas marcas.




A BP aumentou o preço de referência dos seus combustíveis, desde as 00h00 de hoje, dia 26 de Agosto, seguindo o exemplo já dado pela Galp e Repsol


Gasóleo ultrapassa barreira do euro e deve voltar a subir


Gasolina vai chegar a 1,40 euros ainda este ano


COMO É LINDA A SACROSANTA LIBERALIZAÇÃO!!!


*1- Jornal Público, 18 de Julho de 2002.

terça-feira, agosto 23, 2005


AFONSO, LUÍS, Bartoon, Jornal Público, 23 de Agosto de 2005.

CHULOS DE MERDA!!!

"Contribuintes pagam 1.300 euros/mês de alojamento ao ministro das Finanças:



O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, recebe um subsídio de alojamento mensal de 1.304 euros (mais de 260 contos) por ter residência a mais de 100 quilómetros do Terreio do Paço.
Um despacho assinado por José Sócrates e publicado ontem em Diário da República dá assim ao ministro o máximo da ajuda permitida por lei.
São cerca de 1.300 euros por mês o montante atribuído para alojamento a Teixeira dos Santos que, apesar de estar a trabalhar em Lisboa há dez anos, continua a morar no Porto.
O «Correio da Manhã» fez as contas e diz que são, nada mais, nada menos, do que 43,48 euros por dia, correspondentes a 75% do valor das ajudas de custo estabelecidas para os vencimentos superiores ao índice 405 da função pública (cerca de 57,98 euros)."



e ainda: "Assessora de imprensa com salário idêntico ao do ministro das Finanças: 4500 euros mensais"

Alguém sabe?

E o forró dos "jobs for the boys" continua...

"Novo ministro das Finanças provoca dança de cadeiras no Ministério"

A MINORIA PRÓSPERA E A MULTIDÃO INQUIETA XI

PRIVATIZAM-SE OS LUCROS...


"Lucro da CGD subiu 38,3% no primeiro semestre:

O lucro consolidado da Caixa Geral de Depósitos (CGD) subiu 38,3% no primeiro semestre deste ano, face a igual período de 2004, para 305,4 milhões de euros"



"Lucros do Banif crescem 80% no primeiro semestre:

Os lucros consolidados do Banif atingiram os 28,6 milhões de euros no primeiro semstre deste ano, o que representa um incremento de 80% face ao período homólogo de 2004"




SOCIALIZAM-SE AS PERDAS...


"Taxa de desemprego aumenta para 7,2%, diz INE"


"Desemprego jovem sobe e o de longa duração duplica em cinco anos:

O desemprego jovem já afecta 16% dos indivíduos com idade até aos 24 anos, e o de longa duração atingiu, no final do primeiro trimestre, mais do dobro do número de pessoas em igual situação há cinco anos atrás, indica o boletim estatístico de Agosto do Banco de Portugal."



"Sindicato estima mais de 40 mil professores desempregados"

Os fogos e a imbecilidade




O país está em chamas, vendo repetida a mesma vergonha ano após ano. Repetida, é também a estupidez crónica dos 'nossos' governantes, senão reparem bem neste discurso absolutamente idiota que se segue do Sr. Ministro António Costa.


Após ter sido revelado, na passada semana, que
"O número de incêndios e de área ardida este ano já ultrapassou os totais de 2004. Até ao dia 11 deste mês, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil registou 23 116 fogos florestais, mais 1246 do que na totalidade do ano passado. O fogo também já consumiu mais área do que em todo o ano de 2004, quando arderam 129 mil hectares."


,eis que
António Costa diz que só agora se justificam pedidos de ajuda externa , afirmando ainda o seguinte: "temos de ser muito comedidos no accionamento destes mecanismos de solidariedade da UE, porque não são meios permanentes".

"Sabemos que entre o momento em que pedimos e o momento em que podem actuar distam dois ou três dias. Por isso, temos de solicitá-los em situações muito específicas e em que temos a certeza absoluta da sua estrita necessidade", justificou o ministro, comentando que é como a história "Pedro e o Lobo".

"Nós não podemos estar sempre a gritar que há lobo porque depois quando ele existe mesmo as pessoas poderão não ter condições para nos disponibilizar os meios",


O único comentário que me ocorre, relativamente a estas afirmações, é o seguinte: Das duas três: o Sr. António Costa ou é imbecil, ou é ignorante ou é incompetente.
Aliás, acho que é mesmo o exemplo acabado da combinação de tão elevadas características.

DE VOLTA...

...para morder os calcanhares do poder, após um interregno provocado por razões de ordem técnica.

quinta-feira, agosto 04, 2005

A MINORIA PRÓSPERA E A MULTIDÃO INQUIETA X

PRIVATIZAM-SE OS LUCROS...


"Lucros semestrais da Jerónimo Martins sobem 17,1%A Jerónimo Martins lucrou 35,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano



"Porsche bate novo recorde de vendas em Portugal e Espanha:

A Porsche bateu um novo recorde de vendas nos mercados espanhol e português, ao vender um total de 2.576 unidades no ano fiscal da marca, ou seja, entre Julho de 2004 e Julho de 2005. Números que representam mais 499 automóveis vendidos que no exercício anterior, anunciou a empresa em comunicado. "

(...)"recorde-se que, em Junho deste ano, os responsáveis pela Porsche Ibérica tinham dito à Agência Financeira que esperavam vender 240 carros em Portugal, mas isto até ao final do ano de 2005. Um valor que representa um crescimento de 20% a 30% nas vendas em Portugal em comparação ao ano de 2004.





SOCIALIZAM-SE AS PERDAS ...


"Maioria das faculdades vai cobrar propina máxima"

Movimentações...





A surpresa chegou ao final do dia. O ministro das Finanças resolveu "recompor" a administração da Caixa Geral de Depósitos, demitindo o actual presidente, Vítor Martins, que tinha mandato até 2008, e substituindo-o por Carlos Santos Ferreira. O ministério invoca "uma série de eventos e notícias" ligados à administração da CGD, que nos últimos meses "fragilizaram, objectivamente, a imagem interna e externa da actual administração, bem como a relação de confiança que deveria existir entre ela e o accionista". "Face a esta situação, tornou-se imperioso criar condições que permitam à CGD prosseguir com firmeza a sua estratégia."Carlos Santos Ferreira, um gestor com larga experiência em grandes grupos empresariais (Champalimaud e BCP) e até há pouco tempo apontado como um dos possí- veis sucessores de Miguel Horta e Costa à frente da PT, assume a presidência da CGD. Na administração entram ainda Armando Vara, antigo ministro socialista, e Francisco Bandeira.




Primeiro tivemos esta notícia, que nada encerra de novo para quem já se habituou a estas "recomposições" bastante convenientes de colocação de Boys. O que se torna aqui, ainda mais escandaloso e inadmissível é a presença de Armando Vara (sim, esse, o da Fundação...). Isto além de trágico, é anedótico.

Interessante, não deixa igualmente de ser o perfil do futuro presidente da Caixa Geral de Depósitos: "Carlos Santos Ferreira, um gestor com larga experiência em grandes grupos empresariais (Champalimaud e BCP) e até há pouco tempo apontado como um dos possí- veis sucessores de Miguel Horta e Costa à frente da PT."
Os grandes grupos económicos lá vão, lentamente e com pezinhos de lã, colocando os seus peões em sectores estratégicos do "aparelho de Estado".



Depois, surge esta outra informação: "Ota e TGV poderão ter «acelerado» mexidas na Caixa:

O ministro das Finanças justificou a substituição da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com a ausência de uma «relação de confiança» que deveria existir entre a administração e o accionista. Mas, segundo apurou o Diário de Notícias, a saída do presidente Vítor Martins terá que ver com desentendimentos entre o administrador e o Governo por causa de grandes projectos públicos.
Segundo fonte do mercado contactada pelo Diário de Notícias, a antiga administração recusa-se a participar nos financiamentos privados aos grandes investimentos públicos como o futuro aeroporto da Ota e o TGV. Nem a Caixa Geral de Depósitos nem o ministério das Finanças quiserem comentar os eventuais desentendimentos.
Esta «dança das cadeiras» na Caixa vem numa altura em que o Governo beneficiaria de adoptar um «low profile», já que exigiu contenção aos portugueses e assumiu uma postura de austeridade financeira.(...) ".



Inacreditável bandalheira. A obsessão, com contornos de paranóia, de levar avante este projecto megalómano, vale o recurso a todas as tácticas manhosas.

quarta-feira, agosto 03, 2005

"Geração Falhada"- Baptista Bastos

"A geração que, em 1974, tinha entre 25 a 30 anos, presumivelmente destinada a assumir o poder, estatelou-se ao comprido. É uma geração nula. Demos-lhe a liberdade num belo prato de júbilos e esperanças. Atolou-se na competitividade infrene, o contrário da emulação; naufragou na frivolidade ...
Atolou-se na competitividade infrene, o contrário da emulação; naufragou na frivolidade do carro de forte cilindrada, na casa própria, no fato de marca, na standardização dos maus hábitos e dos piores costumes. Lê pouco, lê mal ou, pura e simplesmente, não lê. Foi tomada pelos donos do tempo.


Não todos, claro; mas quase todos. No memorial de César Oliveira, «Os Anos Decisivos», lê-se quem eram, vê-se quem são. A extensão das abjurações é assustadora. Não só a viragem da casaca, o que, já de si, é sórdido. Mas a indiferença, a inépcia camuflada, a astúcia transformada em norma, a falta de probidade e de escrúpulo, a ânsia de poder e de fortuna – são, também, enunciações da abjuração.


É a geração do beautiful people, retratada nas revistas cor-de-rosa: uma gente hórrida, feiíssima, a viver muito acima dos seus meios, tocada de idiotia, marcada pela ociosidade. Mente, faz trapaça, finge com a arrogância o que lhe falta de sabedoria, promete e não cumpre, expõe uma falsa cultura e um falacioso conhecimento, perdeu a paixão trocando-a pela salvação da «vidinha». Não todos, insisto; mas quase.


Os primeiros-ministros dessa geração constituíram-se como um sinédrio de incompetentes. E ajeite na lista o nome do fúnebre dr. Cavaco, já reconhecido como fautor inicial do descalabro. E o dr. Soares?, perguntará a malvada curiosidade do pio leitor. Também não foi um grande primeiro-ministro; porém, terá a seu favor a circunstância de ter mantido a falua a navegar num mar de escolhos e de imprevisibilidades.

Ao contrário do que possa parecer, não curto o desespero incontido, nem cultivo o defumar do passado. Numa linguagem, talvez plebeia e chã, todavia sincera, direi que Portugal tem sido governado por fieiras de incapazes – e, pessoalmente, só desejava que eles respondessem, em tribunal, pelas consequências dos seus actos.
Esta geração não conseguiu produzir um Presidente da República. E o estado actual das coisas leva a que um velho político, acaso impelido por imperativos de consciência moral, se candidate a um lugar difícil, num período extremamente complicado da sociedade portuguesa. Estamos todos cansados e fartos do António Vitorino e da sua representação de génio da garrafa; do Sócrates, do Guterres, do Durão, do Santana, do Marcelo, do Marques Mendes, gente de raso estofo e rasteiro estilo. Coloco à margem deste texto o nome de outros tantos, por ainda mais desprezíveis.
O recurso do PS a Mário Soares é a notícia de uma geração que capitulou. E o resto do panorama – literário, jornalístico, cinematográfico, artístico – é, por igual confrangedor. Salvam-se os nossos cientistas, ignorados pelos «media», que vão somando êxitos atrás de êxitos, perante o silêncio e a indiferença das «autoridades responsáveis». De vez em quando, Sampaio pespega-lhes uma medalha no 10 de Junho, e eles regressam a minúsculos laboratórios, falhos de recursos quanto cheios de talento e de virtude, ou vão para o estrangeiro, realizar um trabalho que os governos lhes negam.

A luta pela Presidência da República é uma imagem desfocada, por viciada à nascença. Nenhum dos eventuais contendores tem nada a oferecer de novo, que não o já saibamos. Talvez haja um pouco de barulho. E serão inevitáveis as artigalhadas do José Manuel Fernandes, do António Barreto, do Vicente Jorge Silva, de um daqueles directores do «Diário de Notícias» cujos nomes não decorei – sem rasgo, sem risco, sem incentivo às nossas melancólicas meninges.(...)"

BASTOS, Baptista, "A geração falhada",Jornal de Negócios, 1 de Agosto de 2005.

Aí está um texto que traça um perfíl bastante fidedigno dos 'nossos' governantes.

terça-feira, agosto 02, 2005

Tudo boa gente...

"Bush nomeia por decreto embaixador polémico na ONU:

O Presidente dos Estados Unidos da América, George W. Bush, nomeou esta segunda-feira por decreto John Bolton embaixador americano junto das Nações Unidas, evitando um voto do Senado sobre esta nomeação.

(...)A Casa Branca tinha de nomear Bolton o mais depressa possível para que defenda o ponto de vista americano no quadro da reforma do Conselho de Segurança da ONU."



O grande democrata George W. , impôs, por fim, mais um falcão da Administração americana no seio de uma Instituição fundamental como são as Nações Unidas, depois de já haver colocado Paul Wolfowitz nos comandos do Banco Mundial, estendendo os tentáculos dos neo-conservadores a todos os centros de decisão a nível mundial.


Quando,no passado mês de Abril esta hipótese foi ventilada nos meios de comunicação,
coloquei por aqui um Post que relatava algumas afirmações proferidas por este sujeito, as quais nos revelam bastante acerca do seu quilate. Perante a confirmação da sua nomeação, não resisto a recuperara as ditas afirmações, pois é bom que saibamos quem são os escroques que ocupam os postos-chave das instituições internacionais.

John Bolton DIXIT:


  • "O edifício do secretariado da ONU tem 38 andares. Se os últimos dez andares caíssem, não se perdia nada, não fazia diferença nenhuma."

  • "Qualquer reforma do Conselho Permanente da Organização das Nações Unidas devia ser no sentido de considerar apenas a existência de um único membro permanente: os Estados Unidos"

  • "É um grande erro para a América reconhecer a validade da legislação internacional."
  • "A diplomacia não é um fim em si mesmo, só faz sentido se for para avançar os interesses dos Estados Unidos."

  • "As Nações Unidas não existem. O que existe é uma comunidade internacional que pode ocasionalmente ser liderada pela única potência no mundo, que são os Estados Unidos, apenas quando isso serve os nossos interesses e quando conseguirmos convencer os outros a seguirem o nosso caminho."

"No pasa nada"

Sem comentários...

"Ex-deputados recebem um milhão de euros:

Mais de 50 deputados que cessam funções este ano pediram um «subsídio de reintegração». E vão receber entre 3500 e 63 mil euros. A maioria dos parlamentares são do PSD. Mas também serão beneficiados políticos do PS, CDS e PCP"

A MINORIA PRÓSPERA E A MULTIDÃO INQUIETA IX

PRIVATIZAM-SE OS LUCROS...

"Lucros da EDP sobem 11% no primeiro semestre:

Os lucros da Energias de Portugal aumentaram 11% no primeiro semestre deste ano, para 318 milhões de euros, um valor que saiu em linha com as estimativas dos analistas. As vendas subiram 32%."



"Seguradoras do ESFG aumentam lucros no primeiro semestre:

Os lucros da Espírito Santo Financial Group (ESF), que controla 42% e a seguradora Tranquilidade, ascenderam a 30,7 milhões de euros, impulsionados pelo aumento dos lucros das três subsidiárias da área de seguros."




"Receitas dos casinos cresceram 2% no semestre:

Os oito casinos a operar no país obtiveram receitas brutas de 148,197 milhões de euros no primeiro semestre deste ano"



SOCIALIZAM-SE AS PERDAS...




"Dívidas das famílias aumentam:


Os juros pagos sobre empréstimos contraídos são uma das principais fontes de rendimento da banca e as famílias portuguesas estão cada vez mais endividadas. A estimativa do Banco de Portugal, publicada no Boletim Económico da Primavera deste ano, aponta para uma taxa de 117% no endividamento das famílias, em 2004. É uma subida de sete pontos percentuais face a 2003 e mais do triplo do que se verificava em 1995. Isto significa que as famílias necessitavam de ter rendimentos superiores em 17% ao que têm, para pagar as dívidas assumidas"



"Aprovada proposta de aumento da idade de reforma"