Um documento da Casa Branca revelado hoje pelo jornal "Washington Post" garante que os Estados Unidos estão preparados para lançar "ataques preventivos contra terroristas ou Estados" que ameacem a sua segurança nacional, apesar dos esforços de guerra no Iraque. De acordo com o mesmo documento, o Irão é actualmente o principal desafio.
"Não excluímos o uso da força, mesmo não tendo certezas sobre a data e o local do possível ataque do inimigo", refere o documento de estratégia para a segurança nacional da Casa Branca.
"O Irão poderá representar o maior desafio", lê-se também no texto.
O relatório, de 49 páginas, lembra também os casos da Coreia do Norte, da Rússia e da China e apela a Pequim para que "actue de forma responsável" e "faça as opções estratégicas certas para o seu povo".
O documento considera como prioritária a cooperação internacional para a resolução de conflitos, "em particular com os nossos amigos mais antigos e mais recentes, e com os nossos aliados".
"A importância da prevenção na nossa estratégia de segurança nacional continua a ser a mesma", sustentam os responsáveis pelo documento, que deverá ser hoje apresentado pelo conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Stephen Hadley."
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home